Regional Oeste 2

Destaques CNBB

Kota

Assembleias

Biografia dos Bispos

A Igreja Católica viveu 170 anos no regime do Padroado (1719-1889). A concessão de poderes eclesiásticos ao poder civil assegurou à Igreja Católica o lugar de única religião oficial do Estado. No entanto, o governo civil, já na abertura da História de Mato Grosso, deixou de cumprir os deveres eclesiásticos a ele confiados e logo a seguir, com Marquês de Pombal, rumou decididamente para dominar a Igreja Católica, distanciando-se do governo do Papa. No Império de Dom Pedro II, chegamos a beirar o cisma. Tornou-se célebre o ato da Câmara de destituir, em 1830, o Pe. Frei José Maria de Macerata, por ser estrangeiro, depois de ter sido indicado pelo próprio Imperador para primeiro Bispo da Diocese de Cuiabá.

A vida civil penetrou no íntimo da hierarquia, tornando, por muitos anos, quase ineficaz a evangelização por parte do clero diocesano. O clero religioso era, então, extremamente reduzido. O Bispo era chamado a desempenhar papel burocrático civil, na ausência do Governador.

Os jesuítas, com 8 anos apenas de missões em Sant’Ana da Chapada dos Guimarães e em Vila Bela da Santíssima Trindade, não tiveram tempo para resultado estável, sendo expulsos .
Cuiabá permaneceu como única Paróquia por 57 anos (meio século) – 1722 a 1779, quando foi erigida a paróquia de São Luís de Cáceres. Cuiabá permaneceu única Prelazia e depois única Diocese por 145 anos (quase século e meio) – 1745 a 1910. Esse exemplo sinaliza a pobreza de vida religiosa matogrossense.
Dom Carlos Luís D’Amour (2o Bispo Diocesano de Cuiabá) realizou uma visita pastoral às paróquias do Mato Grosso em três etapas: uma em 1883, outra em 1885 e por fim, em 1898. As três etapas somaram um ano inteiro de viagem. Não consta que houvesse visita pastoral tão longa e demorada.
No entanto, Dom José Antônio dos Reis, o primeiro bispo da Diocese de Cuiabá, conseguiu ter um clero de renome. Introduziu, pela primeira vez na história de Mato Grosso, as orientações do Concílio de Trento, pastoreando de 1833 a 1876. Assim mesmo agiu um tanto timidamente, fiel observante das orientações do governo civil. Além dos 32 padres, 2 diáconos e 3 subdiáconos, teve no seminário 32 aspirantes.
No fim do episcopado de Dom José Antônio dos Reis, em 1872, o Pároco de Diamantino Pe. Domingos Tanganelli, árduo defensor dos negros, testemunhou com sangue seu apostolado, sendo morto a tiro dentro da própria Igreja matriz ficando esta por 50 anos sem padres residentes. 
Pouco tempo, no entanto, durou a riqueza de clero, pois este foi dizimado pela peste das bexigas no tempo da Guerra do Paraguai. Os esforços posteriores de Dom Carlos Luiz D’Amour para ter mais padres foi abortado devido ao ambiente permissivo generalizado da sociedade. Os bispos posteriores se esforçaram por ter êxito com o Seminário. No entanto, o clero foi bem reduzido entre os mato-grossenses natos. Assim acontece até hoje, sendo as vocações encontradas preponderantemente entre os migrantes.
Lugar notável na história católica de Mato Grosso teve o povo simples. Quase sem evangelização, entendia que bastava ser batizado, crismado, ter os santos em casa e festar. O povo estruturou uma forte tradição religiosa distanciada dos poucos padres, com rezas e cantorias até em latim. Ainda hoje, no sul do Estado, o povo mantém essa tradição vinda do tempo do Padroado.
A República, pelo Decreto 119-A, de 7 de janeiro de 1890, cancelou a concessão do Padroado, não adotando nenhuma religião como oficial, mas respeitando todas. A Igreja Católica, se por um lado perdeu o amparo legal, deixando de ser a religião oficial do Estado, por outro, ganhou a liberdade para se organizar. Entrementes, o Papa Leão XIII injetava novo ânimo à Igreja Católica no Brasil todo, convocando o Concílio Plenário Latino Americano, aberto no dia 28 de maio de 1899.
Um incremento notável da vida religiosa em Mato Grosso ocorreu com a vinda de religiosos ao Brasil, agora facilitada pela queda do regime civil-religioso do Padroado. Os primeiros a chegar a Cuiabá foram os salesianos, no dia 8 de junho de 1894 e as Filhas de Maria Auxiliadora (salesianas), no dia 9 de abril de 1895. No dia 26 de outubro de 1904 aportaram em Cuiabá os Padres Terciários Franciscanos, juntamente com as Irmãs da Imaculada Conceição (Irmãs Azuis).
Os Papas passaram a criar circunscrições eclesiásticas, atendendo mais adequadamente o povo. Devido à vida lenta de progresso material, regiões permaneciam missionárias, onde foram instituídas Prelazias, ou seja: Dioceses em formação, para, a seu tempo, se tornarem sedes plenas.
Dom Francisco de Aquino Corrêa, foi chamado a fim de pacificar os problemas do governo estadual, a pedido consensual dos próprios partidos políticos. Estando o Estado de Mato Grosso então sob intervenção federal, Dom Aquino assumiu a Presidência do Estado, pacificou os ânimos e usou a influência social para uma liderança sem precedentes da Igreja Católica na sociedade. Foi o último personagem da Igreja Católica a se projetar na sociedade a título de liderança pessoal. A partir do falecimento de Dom Aquino, a Igreja Católica influi na sociedade não tanto por carisma pessoal dos bispos, mas como organismo, como sociedade religiosa.
Após o estabelecimento da República, o clero religioso assumiu a liderança missionária entre os povos indígenas, salvando tribos da extinção e mesmo propiciando o desenvolvimento delas. Os padres salesianos Fucs e Sacilotti, em 1934 morreram trucidados por índios Xavantes, quando penetravam o território daquela tribo. Outros salesianos, estruturaram a catequese e defenderam os povos indígenas, salvaguardando territórios como Sangradouro, Merure e São Marcos. Foi notória, também, a presença dos jesuítas (1930) e das Irmãzinhas da Imaculada (1940) em Diamantino e outros pontos do Estado.
Cabe à historiografia católica mato-grossense o mérito de propiciar os fundamentos da atual pastoral indígena brasileira, pastoral reconhecida como notável acerto na orientação aculturativa indígena. Entretanto, as missões de tipo pioneiro arrefecem o ímpeto hoje em dia, porque as migrações colonizadoras chegaram aos povos indígenas, estabelecendo cidades. Hoje em dia, o próximo dos povos indígenas, são as paróquias.
A Igreja Católica primou por estar do lado dos doentes. A Diocese de São Luís de Cáceres e as Prelazias e depois Dioceses de Chapada (dos Guimarães), depois Rondonópolis e Guiratinga fundaram hospitais regionalmente famosos. Igualmente a Igreja Católica primou pela educação esmerada da juventude em colégios de renome em cada uma das Dioceses e Prelazias.
Desenvolveu atividades fortes sociais nas décadas de 1960 e 1970, cabendo inicialmente ao Plano de Emergência da Conferência Nacional dos Bispos o primeiro impulso. Merece destaque o Movimento de Educação de Base (MEB), utilizando a Rádio Bom Jesus.
Uma vez estabelecida a Frente Agrícola, padres e leigos deram testemunho de sangue pelo martírio da caridade e da justiça: Henrique Trindade, em Alto Paraguai; um negro de nome Joaquim, da comunidade de Santo Antônio do Pedregal, em Cuiabá; Pe. João Bosco Penido Burnier, em Ribeirão Bonito; Pe. Ezequiel Ramim, em Juína; Pe. Rodolfo Lunkenbein e o índio boróro Simão, na própria terra indígena Boróro; Irmão Vicente Cañas, no rio Juruena. O Pe. Balduíno Loebens foi espancado por policiais, em Juína. O próprio Bispo, Dom Pedro Casaldáliga da Prelazia de São Félix do Araguaia foi visado pelo regime militar, escapando por pouco de deportação. A Prelazia de Diamantino, frente à situação de injustiça organizada e prepotente, constituiu advogados, não perdendo nenhuma causa de posseiros.
A par da implantação das colonizadoras, foram chegando, em ondas, sacerdotes, religiosos, e leigos líderes de comunidades. No norte, a migração de povo católico estabelece a forma e modelo de igreja dos estilos dos lugares de origem – estilo sulino. No sul do Estado, os novos migrantes dialogam com os mato-grossenses natos. Na década de 1970 e 1980, a Igreja encarnada na vida era muito marcante através das CEBs e das pastorais sociais específicas.
A Igreja Católica em Mato Grosso aperfeiçoa a organização por meio do Regional, primeiro como parte do Regional Centro-Oeste, de 1962 a 1964, Extremo-Oeste (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), de 1964 a 1987, e depois Oeste-2 (Mato Grosso), de 1987 em diante.
Atualmente, irrompe-se uma modificação profunda na estrutura da cidade, alterando o relacionamento entre Igreja Católica e sociedade civil. A proliferação de religiões e filosofias, testa a capacidade de união dos católicos. Mudanças rápidas de situações convergentes econômicas, políticas, culturais, ainda não bem descritas, transformam a cidade. A sociedade urbana de hoje mostra-se secularizada, individualizada, exclusivista e desumana, de utopia, objetivando centralizar os valores na pessoa humana, relativizando o relacionamento com Deus. A Igreja Católica, mais que confrontar-se com outras religiões, necessita definir-se como conjunto, buscar sua nova identidade frente ao pensamento pós-moderno, sendo sal e luz: cidade constituída sobre o monte.

fonte: Diretrizes e Orientações Pastorais 2002 a 2004



Select Menu