Regional Oeste 2

Destaques CNBB

Kota

Assembleias

Biografia dos Bispos

Em 1962, a Assembleia Geral da CNBB, realizada no Rio de Janeiro, resolveu criar Secretariados Regionais, visando chegar a um planejamento de Pastoral de Conjunto. A CNBB, atendendo sugestão do Papa João XXIII, lançou o Plano de Emergência, primeira tentativa de planejamento pastoral nacional no Brasil. 

Criou 07 Secretariados Regionais, entre eles Goiânia, para Goiás e Mato Grosso.

Para Mato Grosso, tudo começou já na Primeira Assembleia do Regional Centro-Oeste, em 1963 em Goiânia, quando Mato Grosso ainda não fora dividido, dando origem ao Mato Grosso do Sul. O Pe. José de Moura e Silva, Jesuíta da Prelazia de Diamantino, ao receber o programa da Assembleia, percebeu que nada constava sobre o Mato Grosso e sim, somente sobre Goiás.
Após conversa com seu Bispo, Dom Alonso Silveira de Mello, recebeu dele autorização para se comunicar com os demais Bispos e Prelados de Mato Grosso. Todos foram do parecer que se apresentasse à Assembleia uma proposta considerando Mato Grosso uma terra missionária necessitando de estrutura regional própria. A coordenação da Assembleia concedeu um tempo para a apresentação do pedido e fundamentação, o qual foi logo apresentado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Em 1964, a Assembleia Geral da CNBB cria o Regional Extremo-Oeste, no Mato Grosso, desmembrando-o do Centro Oeste.
Inicialmente a sede era Cuiabá, logo passando a Campo Grande. O primeiro Secretário do Regional foi Pe. Mariano Bruno - SDB – residente na Arquidiocese de Cuiabá.
Em seu aspecto religioso, Mato Grosso desenvolveu sobremaneira o projeto de Movimento de Educação de Base (MEB), germe da Pastoral de Comunidades Eclesiais de Base, tendo as equipes de monitores-base-radiofônica na Rádio Bom Jesus de Cuiabá.
Outro ramo bem desenvolvido foi a Pastoral Indígena. A Igreja de Mato Grosso apresentou um plano de renovação missionária com base em pesquisas antropológicas, sendo elogiado até por autoridades da FUNAI. Como fruto da Pastoral Indígena renovada, ocorreu em Diamantino, de 17 a 19 de abril de 1974, a Primeira Assembleia de Chefes Indígenas realizada no Brasil.
A partir de 1974, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Cuiabá, acompanhou de perto o movimento popular de ocupação das primeiras áreas da cidade, apresentando às autoridades civis até então desprevenidas, a necessidade do povo, ensejando, assim, a criação dos primeiros bairros residenciais da capital, após o inicio da Frente Agrícola.
Na tensão gerada pelo governo militar, ocorreu a perseguição ao Bispo-prelado de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, que por pouco não foi exilado do Brasil, e o assassinato do Pe. João Bosco Penido Burnier, Jesuíta, em Ribeirão Bonito, vindo a falecer na madrugada de 12 de outubro de 1986.
As lideranças religiosas e leigas de Mato Grosso, secundadas pelos seus Bispos apresentaram na 25ª Assembleia Geral da CNBB de 1987 a necessidade da criação de um regional próprio para o Mato Grosso. As bases do pedido, em suma, foram as mesmas da criação do Extremo-Oeste; uma realidade missionária de vulto. Acresciam ao pedido, a razão de ter, em Mato Grosso, um Regional próprio da Conferência Nacional dos Religiosos (CRB), além do crescimento explosivo de cidades, aumentando consideravelmente o número de agentes pastorais, principalmente no norte do estado.
No dia 29 de abril de 1987, 231 Bispos aprovaram a anulação do Regional Extremo-Oeste, com a criação de outros dois: Oeste-1, com sede em Campo Grande, a Rua Dr. Euler Azevedo, n.º 460, abrangendo o Estado de Mato Grosso do Sul; e o Oeste-2, com sede em Cuiabá, à Praça do Seminário, 489, abrangendo o Estado do Mato Grosso.
Os planos pastorais, tendem a fortificar a Pastoral de Conjunto, característica importante do Regional Oeste 2, e facilitar o intercâmbio entre as experiências eclesiais, pois a região é dificultada pelas distâncias, transportes e outras intempéries. A criação da Diocese de Juína e da Prelazia de Paranatinga ajudou no atendimento mais adequado às necessidades pastorais mato-grossenses.
O Regional mudou sua sede provisória da praça do Seminário para a definitiva - CENE - à Rua Professora Tereza Lobo, 399, prédio inaugurado a 20 de novembro de 1992. Outro avanço pastoral, sobremaneira notável, ocorreu com a criação do seminário Maior, atendendo ás Diocese mato-grossenses: Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa – SEDAC -, situado em terreno próprio em Várzea Grande, criado a 21 de setembro de 1998, e tendo sido inaugurada sua sede em 05 de fevereiro de 2001. Os seminaristas vivem em casas próprias das dioceses e estudam no espaço do SEDAC.
O Regional Oeste 2, em sua coordenação geral, é composto pelo CRP (Conselho Regional de Pastoral), pelo CER (Conselho Episcopal Regional) e um secretário regional de pastoral.
Fazem parte do Regional Oeste 02, 08 Dioceses e 02 Prelazias.
* Arquidiocese de Cuiabá
Arcebispo: Dom Milton Antônio dos Santos
Arcebispo Emérito: Dom Bonifácio Piccinini
* Diocese de Barra do Garças
Bispo: Dom Protógenes José Luft
* Diocese de Cáceres
Bispo: Dom Antônio Emidio Vilar
Bispo Emérito: Dom José Vieira de Lima
* Diocese de Diamantino
Bispo: Dom Vital Chitolina
* Diocese de Guiratinga
Bispo: Dom Derek John Christopher Byrne
* Diocese de Juína
Bispo: Dom Neri José Tondello
* Diocese de Rondonópolis
Bispo: Dom Juventino Kestering
* Diocese de Sinop
Bispo: Dom Gentil Delazari
* Prelazia de Paranatinga
Administrador Apostólico: Dom Vital Chitolina
* Prelazia de São Felix
Bispo Prelado: Dom Adriano Ciocca
Bispo Emérito: Dom Pedro Casaldáliga
O Regional Oeste 02 tem uma superfície geográfica de 906.140,7 km2, uma população de 2.568.489 (IBGE 2006) e densidade demográfica de 3,00 hab/km2. 
fonte: Diretrizes e Orientações Pastorais 2002 a 2004




Select Menu